Você sabia que a internet no Brasil pode estar em risco por causa de uma obra no Ceará? Isso mesmo, a construção de uma usina de dessalinização na praia do Futuro, em Fortaleza, pode afetar os cabos submarinos que ligam o nosso país ao resto do mundo. Veja por que isso é um problema grave e o que você pode fazer para evitar ficar sem conexão.
O que são os cabos submarinos e por que eles são importantes?
Os cabos submarinos são estruturas que transmitem dados por meio de sinais de luz, usando a tecnologia da fibra óptica. Eles são responsáveis por 99% do tráfego de internet no Brasil, segundo a Anatel. Eles conectam o nosso país com a Europa, a África e outros países da América Latina, permitindo que tenhamos acesso a sites, aplicativos, redes sociais, serviços de streaming e muito mais.
Fortaleza é a cidade brasileira que recebe a maior quantidade de cabos submarinos, por ser a mais próxima da Europa. De lá, os cabos se estendem até as principais capitais do país, como Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, se os cabos forem danificados, todo o Brasil pode sofrer as consequências.
Como a usina de dessalinização pode afetar os cabos submarinos?
A usina de dessalinização é um projeto do governo do Ceará que visa converter a água do mar em água potável, para abastecer cerca de 700 mil moradores da região metropolitana de Fortaleza. A obra está prevista para ser construída na praia do Futuro, onde passam 17 cabos submarinos.
As operadoras de telefonia e internet temem que a usina interfira no funcionamento dos cabos, causando rompimentos, vazamentos ou deslocamentos. Isso poderia gerar um apagão de internet no país, ou pelo menos uma queda significativa na velocidade e na qualidade da conexão.
A princípio governo do Ceará afirma que não há como mudar o local da usina e que o projeto não oferece riscos aos cabos. No entanto, a Anatel emitiu uma recomendação contrária à instalação da usina, por considerar que há uma incompatibilidade entre as atividades industriais e as telecomunicações na área.
O que você pode fazer para se proteger de uma possível falta de internet?
Enquanto o impasse entre o governo do Ceará e as operadoras não é resolvido, de antemão você pode tomar algumas medidas para se prevenir de uma possível falta de internet. Veja algumas dicas:
- Faça backup dos seus arquivos importantes na nuvem ou em um dispositivo externo, como um pen drive ou um HD externo.
- Baixe os conteúdos que você deseja assistir ou ouvir offline, como filmes, séries, músicas e podcasts.
- Mantenha os seus aplicativos e sistemas operacionais atualizados, para evitar falhas de segurança ou de funcionamento.
- Use redes wi-fi sempre que possível, para economizar o seu plano de dados móveis.
- Evite acessar sites ou serviços que consumam muita banda larga, como jogos online ou videoconferências.
- Tenha um plano alternativo de comunicação, como um telefone fixo ou um rádio.
Dessa forma não deixe que a sua vida digital seja prejudicada por uma obra no Ceará.
Fique atento às notícias sobre o assunto e siga as nossas dicas para garantir a sua conexão à internet.